Vida Urbana

Quase 4 toneladas de lixo são retiradas das praias de João Pessoa na baixa estação

Máquinas de limpeza têm feito varreduras nas areais do Bessa à praia do Sol.




lixo na praia de tambaú praia suja (Foto: Francisco França/Arquivo)

A Praia de Tambaú é uma das mais procuradas na orla de João Pessoa e sofre com o lixo. Foto: Francisco França/Arquivo

Mesmo em baixa estação, as areias das praias de João Pessoa tem recebido muitos turistas que, além de apreciar as belezas naturais da capital, também deixam lixo. Segundo dados da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa, aproximadamente 3.800 toneladas de resíduos recolhidos nesse período de baixa estação.

A situação, explica o chefe do Departamento de Tratamento e Disposição Final de Resíduos (Detradif), Samyr Sampaio, complica-se ainda mais no período de alta estação, quando aumento o número de turistas e mesmo de moradores da cidade. “Já no período do verão, ocorre o crescimento de 20% nesse total, o que representa 800 toneladas a mais por mês”, afirma.

Para garantir as praias limpas, a Emlur afirma que tem mantido equipes fixas com mais de 100 agentes realizando catação, roçovarrição, pintura de meio fio e coleta da Praia do Bessa até a do Sol. Para reforçar o trabalho das equipes, a Emlur dispõe de máquinas de limpeza de praias, que realizam, com mais agilidade a limpeza, peneirando e removendo o lixo.

De acordo com dados do Departamento de Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, os descartáveis são os materiais mais encontrados em toda a extensão da Orla, como garrafas PET, copos, latinhas de alumínio, além de alimentos e coco.

Fauna marinha

O descarte irregular de detritos como copos descartáveis, canudos e embalagens plásticas nas praias vai direto para o oceano. De acordo com especialistas, as tartarugas são as maiores vítimas, pois elas não conseguem distinguir o plástico das águas vivas, que são seu alimento.

“Esse impacto pode ser diminuído consideravelmente com a adoção de hábitos por parte dos frequentadores das nossas praias. É preciso conscientizar-se sobre a responsabilidade das pessoas no que se refere ao descarte adequado desses tipos de resíduos”, ressaltou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Serviço

Solicitações, informações e sugestões por meio dos números 0800 083 2425 (ligação gratuita de telefone fixo) ou 3214-7628, 3214-7654 ou 3214-7660. Informações também no site da PMJP (joaopessoa.pb.gov.br) ou redes sociais.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.