Vida Urbana

Prazo de inscrição no Sisu termina nesta quinta; instituições da PB têm mais de 3,5 mil vagas

No estado, participam da seleção UFPB, UFCG e IFPB. Resultado será divulgado em 5 de junho.




Termina nesta quinta-feira (1º) o prazo de inscrição na segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na Paraíba, três instituições públicas de ensino superior estão oferecendo mais de 3.500 vagas. As inscrições devem ser feitas no site do programa. Para se candidatar , é preciso ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação.

As instituições que abriram vagas para seleção pelo Sisu na Paraíba foram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 867 vagas em 79 cursos; a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 1.580 vagas em 36 cursos; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com 1.110 vagas em 30 cursos. As vagas são distribuídas em vários campi das instituições.

O processo de inscrição é bem simples e deve ser feito exclusivamente na página do Sisu na internet, sem nenhuma cobrança de taxa. Basta acessar a página com o número de inscrição e senha do Enem de 2016, para depois definir os cursos por ordem de preferência. O candidato deve ficar atento à relação dos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.

Também nesta quinta os estudantes têm acesso ao último cálculo da nota de corte. Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o MEC divulgou a nota de corte de cada curso, de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento, e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o fim do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas, ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

Confira as vagas abertas na Paraíba



Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.