Vida Urbana

Plataforma da UFCG permite acompanhamento às atividades parlamentares

‘Parlametria’ permite à população saber o que deputados e senadores fazem.




Ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da UFCG e de outras instituições. / Imagem: Divulgação/UFCG

Pesquisadores do Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Open Knowledge Brasil e da ONG Dado Capital, desenvolveram uma plataforma que acompanha a rotina produtiva dos deputados e senadores brasileiros. A Plataforma Parlametria foi lançada em novembro, e tem o objetivo de verificar os posicionamentos em votações, vínculos políticos e econômicos dos parlamentares dentro e fora do Legislativo.

Para o professor Nazareno Andrade, coordenador do Laboratório Analytics, por meio da ferramenta a sociedade civil terá acesso a informações e análises que permitem uma influência direta da população  no trabalho dos parlamentares.

 “O que pretendemos com o estudo é mostrar como esses grupos econômicos seguiram atuando, mesmo depois da proibição do financiamento privado. Importante é o cidadão acompanhar o deputado que elegeu com base nessas informações”, ressalta Nazareno Andrade

De acordo com as pesquisas dos alunos da UFCG, mais de 27 mil proposições tramitam no Congresso Nacional, e muitos dados estão disponibilizados em estruturas complexas ou em formatos que dificultam o acesso da população à informações importantes. Com a ferramenta, é possível verificar, por exemplo, como votou cada parlamentar em temas como Meio Ambiente, Direitos Humanos, Integridade e Transparência.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.