Vida Urbana

Paraibanos podem ver eclipse parcial do sol nesta segunda-feira

Fenômeno, que deve ocorrer entre as 16h e 18h, será visível em 15 estados do Norte e Nordeste no Brasil. 




Os paraibanos vão poder acompanhar, nesta segunda-feira (21) um eclipse solar parcial. O fenômeno, que deve ocorrer entre as 16h e 18h, será visível em 15 estados do Norte e Nordeste no Brasil. Apenas os Estados Unidos poderão conferir o eclipse solar total.

Na Paraíba, o eclipse – o segundo e último deste ano – deve atingir o ápice por volta das 17h15, de acordo com informações da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço americana (Nasa).

Em João Pessoa e Campina Grande, o céu deve ficar entre 30% e 32% mais escuro durante o ápice. A Associação Paraibana de Astronomia vai promover uma observação pública do eclipse na capital, oferecendo telescópios e máscaras especiais de observação aos visitantes. O evento, que é gratuito, começa a partir das 16h no Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa.

O melhor local para observação do fenômeno no país é o monte Caburaí, em Roraima, que vai registrar um índice de 50% de obscurecimento; em todo mundo, o trecho mais intenso de observação é nos Estados Unidos – vai de Lincoln Beach, em Oregon, até Charleston, na Carolina do Sul. Nesta região, o sol ficará completamente preto durante pouco tempo: 2 minutos e 40 segundos e a transição completa será de mais de 4 horas.

A Nasa vai transmitir o eclipse solar, seguindo a faixa de escuridão dos Estados Unidos, a partir das 13h, pelo portal da agência.