Vida Urbana

Paraíba tem dois alertas emitidos pelo Inmet, com previsão de chuvas para 223 municípios

Comunicados duram até a manhã desta sexta-feira (14) e oito cidades estão dentro das duas zonas chuvosas.




Imagem: Divulgação/Inmet

Na tarde desta quinta-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas para a Região Nordeste, classificado como sendo de perigo potencial. Mais cedo, o órgão havia publicado um alerta com a mesma classificação e agora, com esta nova divulgação, este teve a sua intensidade modificada para ‘perigo’. Juntos, os dois alertas atingem todos os 223 municípios paraibanos.

As cidades de Camalaú, Junco do Seridó, Monteiro, Parari, Santo André, Serra Branca, Sumé e Zabelê estão inseridas nas zonas dos dois alertas, por isso, os moradores precisam de atenção redobrada.

O primeiro alerta, divulgado às 8h10 de quinta e estendido até às 9h15 desta sexta-feira (14), apontava chuvas entre 20 e 30 mm por hora e até 50 mm por dia para João Pessoa, Campina Grande e outras 125 cidades. A previsão também foi para ventos intensos, de 40 a 60 km por hora, mas o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos e descargas elétricas é baixo.

Este continua válido, mas apenas para as regiões do Cariri, Seridó e Sertão da Paraíba.

Agora, um alerta para as regiões do Cariri, Seridó, Agreste, Brejo, Litoral e Zona da Mata da Paraíba tem chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.