Vida Urbana

Paraíba teve apenas uma redação nota mil no Enem 2019, segundo Inep

Conforme dados do Inep, texto com nota máxima do estado foi escrito por uma adolescente de 16 anos de idade.




De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas uma candidata paraibana obteve nota mil, ou seja, nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A aluna possui 16 anos de idade, e está entre os 53 participantes de todo o Brasil que conseguiram alcançar a maior nota na prova de redação.

A maior parte das redações nota mil foi escrita por alunos do estado de Minas Gerais (13), no Sudeste do país. Em seguida, vieram os estados do Ceará (6), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Norte (6), Goiás (4), São Paulo (4), Alagoas (2), Pará (2), Piauí (2), Distrito Federal (2), Paraíba (1), Bahia (1),Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso do Sul (1) e Pernambuco (1). 

Além da única redação nota mil da Paraíba ter sido escrita por uma mulher, o estado também registrou a participação de 22 mil mulheres a mais que homens da edição 2019 do Enem. Cerca de 147.182 candidatos se inscreveram para realizar as provas no estado, mas apenas 85.192 compareceram para fazer as provas em 2019.

A redação do Enem 2019 teve como tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No dia em que a prova foi aplicada, em novembro do ano passado, internautas dividiram opiniões sobre a escolha do tema, que foi anunciado pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, em sua conta no Twitter. Alguns elogiaram a escolha do “tema neutro”, sem conotação ideológica, enquanto outros questionaram ironicamente, já que o atual governo tem tirado os incentivos para o cinema.

Na redação do Enem deve-se seguir o modelo dissertativo-argumentativo, já que é parte da prova aplicada no primeiro domingo de exame, que aconteceu no último dia 3 de novembro. Além da parte dissertativa, os candidatos realizaram provas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17), por volta das 8h30 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.