Vida Urbana

Paraíba participará de campanha nacional contra a rubéola

Paraíba receberá 1,2 milhões de doses de vacinas contra rubéola que deverá imunizar 33% da população na faixa etária de 20 a 39 anos.




Da Redação
Com informações da Secom-PB

A Paraíba receberá 1,2 milhões de doses de vacinas contra rubéola que deverá imunizar 33% da população na faixa etária de 20 a 39 anos. Em todo o país ocorrerá a campanha para eliminar o vírus da Rubéola e evitar a Síndrome da Rubéola Congênita. A vacinação acontece no período de 29 de agosto a 12 de setembro.

Segundo o chefe do núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Walter Albuquerque, este ano a SES contabiliza 18 casos notificados, principalmente em João Pessoa e Mamanguape.

Dados do núcleo de Imunização registraram um surto da doença com 450 casos no Estado no ano passado. "O surto da doença aconteceu em diversas partes do País. Esse foi um dos motivos que levaram os países das Américas a se comprometem em eliminar o vírus da doença até 2010", disse Walter Albuquerque.

A única restrição da vacina contra a rubéola é para as pessoas que estejam tomando imunossupressores e as gestantes, que no primeiro caso deverão tomar a dose após a suspensão dos medicamentos, e no segundo caso, após o parto.

As doses da vacina serão disponibilizadas em hospitais, postos de saúde fixos e volantes. No período programado haverá dois dias "D contra a rubéola": um acontecerá no dia 09 de agosto junto com a campanha contra a Pólio, e o segundo será no dia 30 de agosto, específico para a rubéola.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.