Vida Urbana

Paraíba é o 4º Estado do país em regularização de atividades turísticas

Operação lançada no início do ano procurou formalizar atividades.




Rizemberg Felipe

A Paraíba é o quarto Estado do país com maior índice de regularização de atividades turísticas, de acordo com informações do Ministério do Turismo divulgadas nesta segunda-feira (18). O índice alcançado pelo Estado, de 80%, ficou atrás apenas de Paraná (88%), Piauí (87%), Maranhão e Mato Grosso do Sul (83%).

Pela Lei do Turismo, sete atividades turísticas são de cadastro obrigatório: guias de turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, empresas organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos. Todas essas informações devem estar formalizadas junto ao Cadastur, ferramenta do Ministério do Turismo.

Desde o início do ano, foi lançada a “Operação Verão Legal” para aumentar o índice de cadastro das atividades turísticas em todo o país. Nacionalmente, o número de meios de hospedagem foi a atividade que apresentou maior adesão à operação, crescendo 54%.

Em todo o país, a ação contou com a participação de sete fiscais da Pasta que visitaram 1,3 mil estabelecimentos. Destes, 940 estavam irregulares e foram notificados. “Os altos índices de regularização confirmam que o trabalho em parceria entre governo federal e governos estaduais é altamente benéfico para o setor e gera resultados positivos para todos aqueles que trabalham com a atividade turística”, afirma a coordenadora-geral de cadastramento e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, Tamara Galvão.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.