Vida Urbana

Paraíba é o estado do NE melhor posicionado em Ranking de Competitividade

Levantamento avalia desafios em áreas essenciais da administração pública.




Segurança pública foi um dos pilares em que a Paraíba alcançou um bom desempenho (Foto: Arquivo)

A Paraíba ficou em 11º lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados. Divulgado nesta sexta-feira (18), o ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP- Liderança Pública. A Paraíba é a unidade da federação mais bem avaliada entre as regiões Nordeste e Norte e teve bons resultados nos pilares de Segurança Pública, Solidez Fiscal e Inovação.

De acordo com o levantamento, a Paraíba conta com um conjunto de fatores positivos que favorecem o seu desenvolvimento e garantiram que o Estado ficasse em primeiro lugar entre todos os estados do Nordeste. Em comparação com 2018, a Paraíba caiu duas posições no ranking. No ano passado o estado aparecia na 9ª colocação.

No campo de Segurança Pública, vale registrar que a unidade federativa saiu da desprestigiada posição de ser uma das mais violentas do país em 2015, para alcançar a 4º colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Em outros pilares, como Solidez Fiscal e Inovação, a Paraíba teve um aumento considerável de posição comparado aos últimos anos, ficando em sétimo lugar nos dois pilares.

Pontos negativos

No entanto, o Estado também enfrenta alguns desafios, como nos pilares de Capital Humano e Potencial de Mercado, caindo sete e seis posições respectivamente.

O estado da Paraíba também apresentou queda em pilares como Educação (caiu 2 posições), Eficiência da Máquina Pública( caiu 3 posições) e Infraestrutura ( caiu 8 posições).

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.

O CLP – Liderança Pública, que organiza o ranking, é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.