Vida Urbana

Operação derruba construções em área de preservação ambiental em João Pessoa

De acordo com a PM, as construções seriam casas ainda não habitadas. Operação teve início na manhã de hoje.



Divulgação/PM
Divulgação/PM

Mais de 100 casas em processo de construção em uma Área de Preservação Ambiental na praia de Jacarapé, no local conhecido como Parque Estadual das Trilhas dos Cinco Rios em João Pessoa, estão sendo demolidas na manhã desta quarta-feira (1º).

De acordo com informações assessoria da PM, as construções a ser derrubadas no início da manhã. Ainda de acordo com a PM é um princípio de intervenção de preservação ambiental que estava sendo o ocupada irregularmente pelas famílias.

Segundo o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, o Parque protege cinco rios, cujos rios, alguns deles com nascentes no Parque, despejam sedimentos no oceano, alimentando os corais de piscinas naturais da Praia do Seixas. 

As ações de degradação da área, conforme Fabiano, são diversas. Ele explica que no local há mansões construídas, empresas clandestinas atuando principalmente na extração irregular de areia, há granjas e, sobretudo, a atuação de grileiros servindo a vários objetivos. "É uma questão que perpassa vários ângulos, e temos o dever, enquanto agentes do Estado, de defendê-la dentro do que determina a Lei”, ressaltou o secretário.

O secretário executivo ainda informou que, neste primeiro momento, as ações do Estado não preveem despejo. “É uma ação que, por enquanto, tem como principal objetivo parar toda essa violação que ocorre no Parque Estadual das Trilhas e dos Cinco Rios", finalizou.

A ação está sendo realizada em uma operação conjunta das Polícias Ambiental e Militar, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Secretaria de Desenvolvimento Humano e Ministério Público da Paraíba. 180 homens estão no local.

Será concedida uma coletiva de imprensa às 11h na sede do Ministério Público para esclarecer detalhes sobre a operação.

O Parque Estadual das Trilhas e dos Cinco Rios é uma Unidade de Conservação criada por ato governamental em 2014, obedecendo critérios técnicos do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (Snuc), e em conformidade com o Novo Código Florestal.

 Atualizada às 10h20


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.