Vida Urbana

Ônibus coletivos de João Pessoa vão contar com sistema de biometria facial

Inicialmente, estudantes vão ser cadastrados para o uso da novidade.




Os ônibus coletivos que circulam em João Pessoa vão contar com novos validadores equipados com biometria facial. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos da capital (Sintur-JP), os estudantes já estão sendo cadastrados para uso do serviço, qua ainda não tem data para entrar em funcionamento.

O Sintur-JP explicou que a atualização cadastral será feita de forma gradual. “No momento que o estudante for à Central do Sintur-JP realizar sua recarga, ou mesmo solicitar seu cartão, a atualização cadastral será feita. Por isso, os usuários não precisam correr”, explicou o diretor institucional do sindicato, Isaac Júnior Moreira.

O diretor pontua ainda, que nenhum usuário será impedido de andar de ônibus enquanto o seu cadastro não for atualizado. “Até finalizarmos a atualização de todos, quando um estudante pegar um ônibus com o novo validador, que não terá mais o local para colocar o dedo, ele precisará apenas aproximar o cartão do leitor e usar o coletivo normalmente. O mesmo vai valer para os passageiros de gratuidade”, diz Isaac.

Inicialmente apenas os estudantes vão passar pelo cadastramento. Em outro momento isso vai ser feito com aquelas pessoas que têm direito à gratuidade.

Para o Sintur-JP, a mudança é um importante avanço tecnológico, pois deixará o sistema mais moderno e seguro, além de permitir um embarque mais ágil.

Campina Grande já tem

O serviço de biometria facial que vai ser implantado em João Pessoa já existe em Campina Grande desde o ano passado.

O sistema permite verificar, através das características do rosto, se o passageiro que está utilizando um cartão com direito a algum benefício é exatamente a mesma pessoa que fez o cadastro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.