Vida Urbana

Obras no Hotel Globo de JP estão paralisadas

Revitalização do espaço não anda e projeto para continuar reparos aguarda aprovação.



Herbert Clemente
Herbert Clemente
Prédio se encontra com portões violados, lixo acumulado e pichações nas paredes; no interior do Hotel Globo há objetos quebrados e salas reviradas

Portões violados e folhas acumuladas nos pátios. É assim que se encontra a fachada do Hotel Globo, patrimônio histórico do município de João Pessoa localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no bairro Varadouro. Dentro do prédio, é possível ver lixo acumulado por falta de limpeza, espelhos, janelas e portas quebradas, caixas contendo preservativos masculinos para distribuição jogados no chão. Além disso, há fezes humanas espalhadas em um dos recintos. O prédio atualmente encontra-se interditado.

De acordo com o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba (IAB-PB), Fabiano Melo, a situação de abandono do prédio representa descaso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Quando houve desabamento no ano passado, emitimos uma nota solicitando aos órgãos que executassem as reformas. E esperava-se que a reforma fosse feita pela PMJP, já que a região é plano de reforma do Porto do Capim, incluído no PAC – Cidades Históricas”, contou.

Segundo Fabiano Melo, o local continua interditado porque as obras não foram finalizadas com a construção do peitoril. “Por falta de planejamento e vontade política, uma obra estratégica está parada. Desde janeiro do ano passado nos colocamos à disposição para colaborar, mas os governos não fazem nada. O prédio não está desmoronando, as medidas emergenciais foram feitas”, salientou.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento (Seplan) de João Pessoa, o projeto que serve para as reformas do Hotel Globo ainda está em fase de desenvolvimento e está sob responsabilidade apenas da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A assessoria ainda garantiu que, assim que for finalizado, a Seplan apresentará o projeto para contemplação do prefeito Luciano Cartaxo.

Procurada pela reportagem, o secretário municipal de Infraestrutura, Cássio Augusto Cananéa, explicou que existe um projeto de revitalização do Hotel Globo, mas ele ainda está sendo desenvolvido pela Seplan. Após a aprovação e aberto o processo de licitação, o projeto será encaminhado para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

“Não só o Hotel Globo, mas também outros prédios históricos fazem parte de um projeto de revitalização feito pela Seplan. Após a aprovação, o projeto será encaminhado para a Seinfra, que irá realizar o gerenciamento e fiscalização".

Já o titular da Coordenadoria de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Fernando Milanez Neto, garantiu que o projeto de revitalização do Hotel Globo já foi aprovado e encaminhado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que irá fazer a análise e liberar a obra. “Já temos uma verba liberada de R$ 785 mil para o projeto de revitalização do Hotel Globo. A obra, que terá duração de seis a nove meses, será executada e coordenada pela Seinfra”, esclareceu. (Colaborou Secy Braz)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.