Vida Urbana

Em cerimônia, novos conselheiros tutelares de Campina Grande são empossados

Quatro dos vinte membros eleitos foram substituídos por suplentes, seguindo medidas judiciais.




Os vinte conselheiros tutelares eleitos em Campina Grande no último mês de outubro tomaram posse na tarde desta sexta-feira (10). Quatro suplentes que não puderam assumir o cargo devido a decisões judiciais foram empossados na cerimônia que aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, e contou a com presença do prefeito Romero Rodrigues, além dos demais vinte suplentes.

A lista completa com os conselheiros eleitos e os suplentes pode ser conferida aqui.

Na última quarta-feira (8), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campina Grande publicou a lista com os nomes dos 20 conselheiros tutelares que poderiam tomar posse. No entanto, quatro deles não estavam na lista e por isso não puderam tomar posse. Eles só disputaram o pleito por força de decisões provisórias da Justiça, mas as liminares acabaram sendo ‘derrubadas’, e por isso, os suplentes assumiram os lugares e foram empossados junto com os demais 16 conselheiros eleitos.

A eleição para os conselhos tutelares de Campina Grande foram marcadas por embates judiciais. Durante o processo, alguns dos concorrentes chegaram a pedir anulação do pleito, alegando a ocorrência de práticas como abuso de poder econômico e até envolvimento de agentes políticos no processo. Mas, para o Ministério Público, as denúncias apresentadas não foram suficientes para anular todo o pleito e parte delas foi arquivada.

Os conselheiros serão distribuídos entre os quatro conselhos tutelares que existem nas regiões sul, norte, leste e oeste da cidade. Eles devem atuar pelos próximos quatro anos, com salários que chegam aos R$ 3.992, conforme o sistema Sagres do Tribunal de Contas da Paraíba.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.