Vida Urbana

Novas regras para a retirada da CNH entram em vigor neste sábado

Uso do simulador não é mais obrigatório; Veja as principais mudanças.




Uma série de mudanças no processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), passam a valer a partir deste sábado (14) em todo o país. Dentre as mudanças, está a não obrigatoriedade do uso de simulador nas aulas de direção e a aquisição da CNH digital.

As alterações previstas à retirada da CNH foram publicadas no Diário Oficial da União em julho deste ano, e de acordo com o texto, as novas regras devem entrar em vigor, no máximo, em 90 dias da publicação da decisão – meados de setembro.

Várias mudanças no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer nesta sexta-feira, de acordo com uma publicação feita no Diário Oficial da União em julho. O uso de simulador nas aulas de direção e a diminuição de horas aula estão entre as principais mudanças.

Órgãos de trânsito, como o Detran e o Sindicato das Autoescolas da Paraíba, se posicionaram contra as mudanças anunciadas pelo governo federal. O superintendente do Detran da Paraíba, Agamenon Vieira comentou que há uma discussão à nível nacional sobre os riscos que a retirada de regras que serviam como medidas de proteção à acidentes. 

A Semana Nacional do Trânsito irá começar na próxima quarta-feira (18). A iniciativa irá discutir sobre as mudanças na retirada da CNH e debater ações para a diminuição dos acidentes, que são responsáveis por 70% da ocupação dos leitos dos hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande, de acordo com o Superintendente do Detran da Paraíba.

Veja abaixo as principais mudanças:

  • Fim da obrigatoriedade do simulador;
  • Realização de 50 min de aulas no simulador, quando se optar pelo uso do aparelho;
  • Realização de 1 hora aula noturna e outras 14 diurnas para adicionar uma categoria a mais;
  • Realização de 50 min de aulas teóricas antes das aulas práticas;
  • Realização de cinco horas aula para obtenção de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC);
  • Procedimento de acompanhamento do uso do simulador como ferramenta de avaliação do Denatran.

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.