Vida Urbana


Campina Grande ganhará observatório de mobilidade urbana

Projeto buscará estudar o trânsito da cidade e desenvolver ações para melhoria da mobilidade urbana. 




Divulgação:UEPB
Divulgação:UEPB
Audiência para discutir o projeto aconteceu na última terça-feira (29).

O município de Campina Grande deverá ganhar até o final de novembro a criação de um observatório de mobilidade urbana para estudos técnicos e científicos sobre o trânsito da cidade. O anúncio sobre o observatório foi confirmado nesta quarta-feira (30) pelo superintendente da STTP, Félix Neto, após uma audiência com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),  Rangel Júnior.
 
A criação do observatório será feita a partir da assinatura de um convênio entre as duas instituições. “O objetivo do observatório é permitir o desenvolvimento de estudos sobre as estatísticas do trânsito de Campina Grande e incentivar o trabalho de pesquisa sobre a mobilidade urbana. A assinatura do convênio deve ser celebrada até o fim de novembro, quando ocorrerá a criação do observatório. A universidade será responsável pela mão de obra científica do projeto e a superintendência fará a sua parte disponibilizando as condições, que inclui computadores e dados técnicos”, disse. 
 
O reitor Rangel Júnior disse que a parceria com a STTP  inclui o Departamento de Estatísticas da UEPB e que a instituição está pronta para contribuir com o projeto. "Vamos fazer o acompanhamento técnico, com mão de obra qualificada da universidade, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana da cidade e desenvolvendo projetos científicos a partir da coleta de dados trabalhados por nossos alunos e professores", afirmou o reitor.
 
Também participaram da audiência, os professores Ricardo Olinda, vice-diretor de departamento de estatísticas, Ana Patrícia Barros Peixoto, chefe do curso de Estatísticas da UEPB e o gerente de trânsito da STTP Daniel Araújo. A audiência realizada na última terça-feira (29) serviu de base para discutir o projeto e definir o andamento dos processos burocráticos para assinatura do convênio.