Vida Urbana


João Pessoa sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

São cerca de 1.500 estudantes de escolas públicas e particulares participando.




Divulgação/Secom-JP
Divulgação/Secom-JP
Olimpíada acontece na Estação das Artes

A partir desta terça-feira (29), João Pessoa será a sede da XI Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa Paraíba (OBR/PB/2017). Serão três dias de eliminatórias na Estação das Artes, no Altiplano, com competições no horário da manhã e tarde. O acesso ao público é gratuito. A final acontece no dia 1º de setembro.
 
Pela terceira vez consecutiva, João Pessoa foi a segunda capital com maior número de inscritos, perdendo apenas para São Paulo. Serão cerca de 1.500 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado, disputando uma vaga para a competição nacional.
 
Fagner Ribeiro, representante Estadual da OBR e que está à frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há sete anos, falou sobre as novidades para este ano, como a utilização do Tournamenter. “É um aplicativo para divulgação imediata do placar da competição no site da OBR (www.obr.org.br). Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou.
 

A Olimpíada conta ao todo com 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 para o treino dos alunos antes das provas.Cada participante tem que montar e programar um robô autônomo, que passe por uma simulação de desastre, desvie de obstáculos e resgate uma vítima.

Programação


Nesta terça-feira (29), primeiro dia do evento, acontecerá o credenciamento a partir das 8h. A solenidade de abertura será às 10h na galeria da Estação das Artes. Das 11h até às 17h acontecem às competições da Regional A, e logo após a entrega das medalhas aos três primeiros colocados do dia.

Na quarta-feira (30), o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional B. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.
 
O evento prossegue na quinta-feira (31) com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional C. Na sexta-feira (1º de setembro) acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia, os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.