Vida Urbana


Incêndio em lixão de Patos queima 20 mil toneladas de resíduos

Incêndio na área foi controlado pelo Corpo de Bombeiros no final da manhã desta segunda-feira (28). 




Equipes do Corpo de Bombeiros estão há quase 26 horas trabalhando no combate de um incêndio de grandes proporções que atingiu um terreno baldio, onde fica localizado o lixão da cidade de Patos, na região do Sertão da Paraíba. O foco de incêndio no local foi registrado neste domingo (27) por volta das 13h  e atingiu 70% da área, segundo a secretaria de Meio Ambiente do município, queimando mais de 20 mil toneladas de resíduos.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, pelo menos três focos de incêndio foram encontrados no lixão.“Se fosse um incêndio natural era provável que encontrássemos apenas um foco de incêndio e não três. Mas, este é um trabalho para polícia, o que estamos realizando é o combate as chamas no terreno”, explicou Tenente Marcílio.
 
Apesar da suspeita criminosa, as causas do incêndio ainda são consideradas desconhecidas. Uma força-tarefa envolvendo equipes da Defesa Civil e funcionários da Prefeitura foi organizada para combater as chamas em auxílio ao Corpo de Bombeiros no local.  
 
O controle do incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros, foi realizado no final desta manhã, mas às equipes permanecem na área realizando o trabalho de monitoramento. A contenção do fogo está sendo feita através da colocação de areia,  método que busca abafar e impedir o contato do oxigênio com o material combustível. 
 
O secretário de Meio Ambiente de Patos, Natécio Alves de Lima, informou que o município registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que vai aguardar o processo de investigação sobre a situação. "Existe uma suspeita, mas ainda é cedo para indicar qualquer fato. O município registrou o caso na Polícia Civil e vamos aguardar também o relatório final do corpo de bombeiros. Por enquanto o objetivo é controlar a área e evitar novos focos de incêndio”, disse.