Vida Urbana


Nova edição do 'Habilitação Social' abre inscrições em setembro

Programa promove acesso gratuito à CNH.




A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos, anunciou nesta sexta-feira (25) que um novo edital do Programa Habilitação Social (PHS) - que tem por objetivo promover o acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - será publicado ainda este ano. A informação foi confirmada em entrevista à CBN João Pessoa.

De acordo com a secretária, as inscrições devem começar na segunda quinzena do mês de setembro. "O processo vai obedecer os mesmos critérios dos anos anteriores, voltado para pessoas de baixa renda", afirmou.

Cida Ramos afirmou que, neste ano, o programa vai contar com o apoio da Secretaria de Educação. "Um dos grandes problemas que enfrentamos é a grande quantidade de pessoas analfabetas funcionais que participam do PHS", avaliou. "São pessoas que aprendem a dirigir, mas não conseguem ler. Vamos tentar amenizar isso", disse ela.

Habilitação Social teve 54 mil inscritos em 2016

Na última edição do programa, realizada em 2016, mais de 54 mil pessoas se inscreveram para as 1500 vagas ofertadas.

Conforme o edital da última edição, 50% das vagas foram distribuídas para beneficiários do Bolsa Família; 20% para alunos ou concluintes dos programas ProJovem e Brasil Alfabetizado; 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo ou desempregadas; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida socioeducativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).