Vida Urbana


Mãe de gêmeos, jovem de 23 anos dá à luz quadrigêmeos em CG

Caso considerado raro ganhou repercussão. O processo de parto foi acompanhado por quatro médicos.




A jovem Jéssica Priscila, de 23 anos, deu à luz quadrigêmeos neste domingo (20) na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande. Um caso pouco comum a ser registrado, conforme revelou o médico ginecologista e obstetra Raimundo Lacerda Neto, que participou do processo de parto ao lado de outros três profissionais médicos.

Ele contou que, em quase 40 anos de profissão, este foi o primeiro caso em que presenciou o nascimento de quadrigêmeos. “A cirurgia cesárea ocorreu durante uma hora, e todo o processo foi acompanhado pela equipe médica formada por quatro obstetras. Eu tenho trinta e nove anos de profissão e nunca havia presenciado um caso semelhante, sobretudo a gravidez ocorreu normalmente sem nenhuma interferência científica”, disse o médico Raimundo.
 
Jéssica Priscila já é mãe de gêmeos e descobriu a gravidez de quadrigêmeos em abril deste ano, quando fez o exame de ultrassonografia durante o quarto mês de gestação. Ela trabalhava como balconista e teve que deixar o emprego para ter o repouso necessário, para não causar riscos à saúde, conforme orientação médica. Na época, a jovem disse que o caso foi uma surpresa para toda família. “Foi uma surpresa engravidar, ainda mais de quatro bebês”, declarou.
 
O acompanhamento médico da jovem durante todo o período da gravidez foi realizado no Isea, onde aconteceu o nascimento dos quadrigêmeos, sendo três meninas e um menino. Todos nasceram saudáveis, mas permanecem internados na UTI, devido ao diagnóstico do quadro prematuro. 
 
De acordo com o diretor da maternidade, Antônio Henriques, os bebês pesaram entre 1,2 kg e 1,6 kg e, apesar de estarem bem, vão continuar internados por tempo indeterminado. A mãe, provavelmente, receberá alta nesta terça-feira (22). O diretor do Isea disse ainda que este é o primeiro caso de quadrigêmeos registrado no Instituto. A mãe Jéssica ainda não escolheu o nome para os bebês. 
 
O nascimento dos quadrigêmeos não chamou a atenção apenas da equipe médica e dos familiares da jovem, o caso ganhou repercussão em todo o Estado após o registro do Isea.
 
 
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), publicou uma imagem dos bebês em uma rede social e fez menção a família parabenizando os pais. “Neste domingo (20) uma data superespecial, nasceram quadrigêmeos na Maternidade do Isea em Campina Grande. Bençãos de Deus, todos saudáveis. Vamos nos unir para ajudar a Família!!! Parabéns aos Pais e a todos os Profissionais da Instituição !!!”, escreveu o prefeito.