Vida Urbana


UFCG vai receber área rural para estudos e preservação ambiental

Terreno, de 246 hectares, vai ficar sob responsabilidade do CDSA.




Divulgação/UFCG
Divulgação/UFCG
Doação do terreno foi debatida com proprietário e representantes da UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai receber uma área rural no município de Boa Vista, no Agreste paraibano, para a realização de pesquisas e estudos da fauna e da flora no cariri paraibano, também com o projeto de construir uma reserva de preservação ambiental.

Segundo informações do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), a doação do terreno foi tratada em reunião com o reitor da universidade, Vicemário Simões, com Agassiz Almeida, doador do terreno, e os professores Tiago Araújo e Alecksandra Vieira, representantes do CDSA. A área negociada é de 246 hectares e vai ficar sob responsabilidade do CDSA, após a análise da parte jurídica de toda documentação do terreno.

De acordo com a professora Aleksandra Vieira, considerando a crise financeira por qual passa os órgãos públicos, o tempo para a efetivação do projeto inicial foi estabelecido em 4 anos. Nesse período, será feito o cercamento do terreno e a construção de uma sede que atenda as necessidades do projeto.

Ainda segundo Alecksandra, na reunião ficou traçado que a universidade junto com os professores e o doador vão se comprometer em trabalhar para a implantação do projeto de pesquisa e criação da reserva de preservação ambiental. “Tanto a universidade, com os professores e o doador Agassis, que é um homem envolvido em projetos sociais e com grande sensibilidade ambiental, estarão comprometidos com essa causa”, informou a professora.