Vida Urbana


Em João Pessoa, neto de Oscar Niemeyer visita falésia do Cabo Branco

Paulo Niemeyer vai analisar o local e elaborar projeto para proteção da barreira.




O arquiteto Paulo Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, chegou a João Pessoa nesta quarta-feira (16) para visitar a falésia do Cabo Branco e realizar uma palestra na Câmara Municipal de João Pessoa. Nesta quinta (17), Niemeyer se reuniu com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, juntamente com secretários do município, e com o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos.

Segundo o arquiteto, que preside o Instituto Niemeyer, a visita ocorre devido a um convite da Prefeitura de João Pessoa. "Fomos convidados para realizar uma análise e elaborar um projeto para a recuperação e proteção da falésia, que sofre um processo de erosão", explica.

Segundo ele, o projeto da Estação Ciência, Cultura e Artes, elaborado pelo avô em 2006, previa uma intervenção na área. "Mas o projeto foi executado apenas parcialmente, e pretendemos começar um novo, do zero, mais modernizado. As soluções de 10 anos atrás podem não ser as mesmas de hoje", acrescenta.

O novo projeto vai focar na preservação da falésia, na reutilização de água e eficiência energética; a expectativa de Niemeyer é que ele seja apresentado à prefeitura até dezembro. "Estaremos trabalhando com uma equipe multidisciplinar para pensar as melhores soluções turísticas e ambientais para a falésia do Cabo Branco. Acreditamos que, com isso, quem ganha é o meio ambiente e a população de João Pessoa", concluiu.