Vida Urbana


PB registra um acidente de trabalho a cada 3 horas

Dados correspondem ao período de janeiro de 2016 a 25 de julho deste ano.  




Divulgação
Divulgação

Um levantamento divulgado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) revelou que  a cada três horas um acidente de trabalho é registrado em todo o estado. Os dados correspondem ao período de janeiro de 2016 a 25 de julho deste ano, conforme indica o observatório digital de saúde e segurança, do MPT.
 
Outro ponto de destaque revelado pelos dados é que a cada 18 dias, um trabalhador morre vítima de algum tipo de acidente. Durante o mesmo período foram instaurados o total de 71 procedimentos relacionados a acidentes de trabalho para apuração pelo MPT.
 
Já os casos relacionados as ações preventivas de segurança do trabalhador, os procedimentos correspondem a 993 casos, conforme revela a procuradora do Trabalho, Marcela Asfóra. O número refere-se ao período de 2016 a 2017 na Paraíba
 
Apesar da fiscalização intensa, a procuradora ressalta que o número de ocorrências pode ser superior ao registrado pelo sistema do MPT, uma vez que muitas das empresas sonegam informações e não fazem a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para o Ministério do Trabalho. “O ministério tem uma atuação muito incisiva nas questões relacionadas ao meio ambiente de trabalho, tendo em vista que busca garantir a saúde e segurança do trabalhador”, disse a procuradora Marcela Asfóra.