Vida Urbana


João Pessoa sedia evento de pesquisa e inovação no setor energético

Cerca de 10 mil visitantes são esperados para evento.




Divulgação/Citenel
Divulgação/Citenel
Empresas do setor elétrico vão expor as inovações tecnológicas no setor

Pesquisas e inovações tecnológicas no setor energético serão discutidas e apresentadas em João Pessoa entre esta terça-feira (2) e a quinta (4), no Centro de Convenções. Para o IX Congresso em Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o V Seminário Eficiência Energética do Setor Elétrico (SEENEL), realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são esperados mais de 10 mil visitantes, sendo 1.200 congressistas de diversos países.

Segundo o diretor da Annel, André Pepitone da Nóbrega, o evento tem como objetivo, por meio de convergência de iniciativas sinérgicas, traduzir esse principal encontro do setor de energia elétrica do país.

"Esperamos que soluções inovadoras possam ser consolidadas nacional e regionalmente, em prol do desenvolvimento do setor elétrico e da sociedade", diz.

"Esta edição do CITENEL e do SEENEL traz uma Mostra de Exibição de Produtos que demonstram as realizações dos programas de P&D e Eficiência Energética regulados pela ANEEL – composta de protótipos, simuladores, maquetes e vídeos, entre outros produtos", completa.

Esta vai ser a primeira vez que o evento traz em sua programação, além das palestras e seminários, a exibição de inovação do setor elétrico brasileiro. Na ocasião, serão exibidos produtos gerados por projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (EE) regulados pela Aneel. A previsão é de que sejam apresentadas 170 inovações em 55 estandes com as principais empresas do setor.

André Nóbrega ressalta que os agentes que atuam no setor elétrico brasileiro têm a obrigação de aplicar um percentual mínimo da receita operacional líquida em programas de pesquisas e desenvolvimento e eficiência energética. O valor pode chegar à casa de R$ 1 bilhão por ano.

"Os dois eventos são essenciais para que as empresas de energia elétrica prestem contas aos consumidores do que está sendo feito com esse valor arrecadado e. também, apresentem as inovações tecnológicas realizadas, além de possibilitarem ambiente propício para promover a sinergia entre a academia, os agentes do Setor Elétrico e a indústria", afirma.

Os eventos estão sendo organizados pela distribuídora de energia Energisa. Uma das razões da escolha da Paraíba para a realização do evento foi devido ao reconhecimento ao pioneirismo do estado da Paraíba quando o assunto é inovação.

André Nóbrega recorda que na década de 70 a UFPB montou o primeiro laboratório de energia solar. "Atuando de maneira revolucionário para a realidade científica do País naquela época, montou o Laboratório de Energia Solar, quando naquele momento essa fonte ainda era aposta tecnológica", relembra.

Serviço

Citenel+Seenel 2017
Data: 2 a 4 de agosto 2017
Local: Centro de Convenções de João Pessoa
Informações e inscrições: www.citenelseenel2017.com.br
A exposição e a mostra de inovações têm entrada gratuita.