Vida Urbana


Bebê é achado dentro de saco em cemitério de Campina Grande

Recém-nascido estava com hipotermia e foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Isea.




Leonardo Silva
Leonardo Silva
Criança está internada na UTI do Isea

Um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de um saco de lixo no Cemitério São José, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande, na manhã deste sábado (22). A criança foi achada por um homem que passava pelo local. O Corpo de Bombeiros foi chamado e levou o menino para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a criança estava com hipotermia, por causa da exposição ao frio. A criança ainda estava com restos de placenta, o que deixa claro que ela tinha acabado de nascer, e com uma corda no pescoço.

O homem que achou a criança pediu ajuda a outras pessoas que circulavam nas proximidades do cemitério. “Ele começou a pedir socorro, dizendo que tinha encontrado um bebê. Como ninguém acreditava nele, eu e outra senhora passamos para o outro lado da rua , foi quando ele pegou a sacola que estava com o bebê dentro e passou pelo portão. Aí a gente viu que era uma criança”, disse a estudante Ivânia Maria da Silva, uma das pessoas que prestaram auxílio. “O saco estava fechado e a corda estava amarrada no pescoço da criança. Ela tava quieta, a gente via que ela estava viva, mas não chorava”, completou.

O Isea confirmou que a criança deu entrada na maternidade por volta das 7h. O menino nasceu com quase três quilos e 45 centímetros. Após passar por atendimentos de emergência, a criança foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele enfrenta problemas para respirar e a equipe médica está tendo dificuldades para regularizar a temperatura do corpo.

Depois que tiver alta, a criança, que foi batizada pela equipe do Isea como Davi, será encaminhada para a Unidade de Acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Campina Grande.

A Polícia Civil deve entrar no caso para investigar quem é o responsável pelo abandono do recém-nascido.

(Atualizada às 12h49)