Vida Urbana


Bibliotecas públicas da capital oferecem grande acervo e espaço

Usuários podem desfrutar de materiais, ambiente tranquilo e acesso à internet. 




Divulgação
Divulgação
Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista possui um acervo de 100 mil volumes

Apesar do aumento do interesse em livros digitais e outras formas de leitura que envolvem a tecnologia, as bibliotecas públicas ainda continuam sendo espaços que atraem leitores de João Pessoa. Na capital paraibana, é por meio delas que é possível ter acesso a diferentes tipos de livros sem gastar dinheiro, além de estudar um ambiente tranquilo e propício ao conhecimento com material acessível e acesso à internet gratuita.

Localizada no bairro de Tambauzinho, a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural, possui um acervo de 100 mil volumes, entre livros de romance e de estudo, jornais e revistas. Segundo a diretora do espaço, Tatiana Cavalcante, o objetivo deles é “chegar até 250 mil volumes até 2018”. A biblioteca também possui mídias acessíveis, com livros em braille e CDs de livros para deficientes auditivos.

“Em geral, o público que frequenta o espaço é concurseiro ou jovens do ensino médio que precisam de um lugar tranquilo para estudar. Eles usam apenas o espaço por ser um ambiente tranquilo e levam seu próprio material. Mas há quem busque alugar livros do acervo, como jovens e idosos que buscam ter acesso a um conteúdo para se entreter e sem gastar por isso”, ressaltou a diretora.

Na biblioteca, cada pessoa pode alugar até 3 livros e ficar com eles por até 15 dias, com direito a renovação do empréstimo. Para tanto, a pessoa precisa fazer um cadastro simples com um documento com foto.

Recentemente, a Biblioteca do Espaço Cultural recebeu 10 computadores que estão disponíveis para toda a comunidade. O material foi doado pela ONG Conecta Biblioteca, projeto social com sede no Rio de Janeiro, que tem o objetivo de incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas.

Outra que tem um importante trabalho social é a Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, localizada no Centro da capital. Segundo a auxiliar Solange Guedes Diniz, em média, eles recebem de 50 a 60 pessoas por dia. O espaço possui um acervo de 28 mil livros e conta com material acessível em braille para seus visitantes. Assim como a Biblioteca do Espaço Cultural, a Biblioteca Augusto dos Anjos também possui computadores disponíveis para uso da comunidade.

A biblioteca Augusto dos Anjos funciona, ainda, como um ponto de apoio para os comerciantes que buscam passar seu horário de almoço lendo ou estudando. É por isso que eles têm um espaço reservado para se alimentar dentro da biblioteca.

“Recebemos estudantes de escolas públicas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e até Cabedelo que vêm até a biblioteca fazer seus trabalhos de casa, desde trabalhos de arte, como maquetes, até os trabalhos mais simples. Também recebemos idosos que vêm para a biblioteca apenas para ler o jornal”, contou Solange. 

Serviço:
Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista
Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 7h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: 8h às 13h

Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos
Av. Gen. Osório, 253 - Centro
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 8h às 16:30h