Vida Urbana

Governo prorroga inscrições para o Gira Mundo Finlândia

Ao todo são 55 vagas para professores e gestores da rede estadual. 




A Secretaria de Estado da Educação (SEE) prorrogou para até o próximo dia 19 de julho as inscrições para inscrições no Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia. O programa, realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fabpesq), está oferecendo 55 vagas para professores e gestores da rede estadual de ensino. Os editais e os formulários de inscrições podem ser acessados no site da Fapesq.

Após a seleção dos educadores, 40 serão capacitados pela Häme University of Applied Sciences (HAMK), em Hämeenlinna, e 15 pela Tampere University of Applied Sciences (TAMK), na cidade de Tampere.

São duas modalidades com inscrições abertas. O edital 003/2017 visa conceder quotas de bolsas do Programa Gira Mundo Finlândia, classificadas como Bolsas na Modalidade Treinamento no Exterior (SPE), para professores desenvolverem atividades relacionadas às áreas de Educação Básica, Ferramentas Digitais na Educação, Educação Profissional (VET) e Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL).

A programação inclui aulas, visitas e outras atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK - Häme University of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, e outras cidades na Finlândia, durante o período de dois meses.

O edital 004/2017 tem como objetivo conceder quotas de bolsas do Programa Gira Mundo Finlândia, classificadas como Bolsas na Modalidade Treinamento no Exterior (SPE), para desenvolverem atividades educacionais relacionadas à área de Empreendedorismo, com aulas, visitas e outras atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK - Tampere University of Applied Sciences), na cidade de Tampere, na Finlândia, durante o período de um mês.

Esta é a segunda edição do Gira Mundo, que no ano passado levou 20 professores para uma qualificação profissional na Finlândia. O investimento do governo estadual chega a quase R$ 1 milhão.