Vida Urbana

Placas publicitárias sobre prédios históricos serão removidas em Campina Grande

Objetivo é garantir a preservação do patrimônio histórico do município.




O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), iniciará nesta quarta-feira (5), em Campina Grande, o trabalho de remoção de placas publicitárias consideradas irregulares em prédios comerciais da rua Maciel Pinheiro, no centro da cidade. O objetivo da ação é garantir a proteção e preservação do patrimônio histórico do município.
 
Segundo a diretora do Iphaep, Cassandra Figueiredo, o trabalho de remoção não visa prejudicar os responsáveis pela colocação das placas. “A ação não visa chegar e punir os responsáveis. O que queremos é garantir a preservação do patrimônio. Inclusive, já foram realizadas diversas reuniões tratando este assunto, no sentido de construir um entendimento sobre a situação”, disse.
 
A diretora do Iphaep também antecipou que não existe um número exato de placas identificadas como irregulares na área e que outras ruas também receberão fiscalizações. “Os nossos técnicos estão a disposição para atender os casos de dúvidas. Cada situação exige uma análise diferente em relação ao tamanho da placa e o comprometimento da visibilidade do prédio. Iniciaremos a ação pela Maciel Pinheiro, mas, outras ruas também serão observadas”, ressaltou. 
 
Ministério Público 
A regularização de placas sobre os prédios considerados parte do patrimônio histórico de Campina Grande, é uma determinação do Ministério Público protocolada pela promotoria de Meio Ambiente, após denúncia recebida por um turista que visitava a cidade e procurava identificar as construções históricas no centro da cidade.