Vida Urbana

Governo muda prazo para saque do abono PIS/Pasep; veja nova data

Trabalhadores terão de 27 de julho até 28 de dezembro para sacar os recursos. 




Francisco França
Francisco França
Trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada, pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa

O prazo para o saque do abono PIS/Pasep referente ao ano-base de 2015 foi alterado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que aprovou uma nova data para os saques do benefício. O prazo terminaria nesta sexta-feira (30) mas com a alteração os trabalhadores terão de 27 de julho até 28 de dezembro para sacar os recursos. 

Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Cada trabalhador pode receber de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que ele trabalhou formalmente em 2015.

Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador pode consultar no site do Ministério do Trabalho em uma ferramenta disponibilizada, onde o trabalhador pode fazer a busca com base no seu número de CPF, PIS/Pasep e data de nascimento. Informações também podem ser consultadas pela Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, no número 158. O relatório dos beneficiados por Estado também pode ser consultado na página do MT. 

Para realizar o saque, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada, pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa, ou a uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep, precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil. 

As decisões do Codefat passam a ter validade a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (29).