Vida Urbana


Caravana do coração começa nesta segunda-feira na Paraíba

Projeto começa na cidade de Cajazeiras e percorrerá outras 12 cidades do estado.




Divulgação
Divulgação
Projeto começa nesta segunda-feira (26), e pretende atender 250 mulheres grávidas

A cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, será a primeira a receber a edição 2017 da Caravana do Coração, que percorrerá até o dia 8 de julho, outras 12 cidades em todo estado.
 
O projeto começa nesta segunda-feira (26), e pretende atender 250 mulheres grávidas em cada cidade para oferecer exames de diagnóstico de problemas cardíacos, além de crianças com cardiopatias congênitas e com microcefalia que estão sem acompanhamento.
 
A caravana vai passar por Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Santa Rita. O trabalho vai ser feito por profissionais voluntários e o atendimento acontece através do SUS.
 
Em 2016, o projeto passou realizou 10.793 procedimentos em 13 dias, beneficiando quase 2 mil pacientes, sendo 1,3 mil crianças, 241 grávidas e 318 adultos. Cem pacientes foram encaminhados para avaliação genética por suspeita de microcefalia, sendo que 53 confirmaram a condição e 29 apresentaram outras síndromes. Também foram identificados 11 fetos com anomalias que poderiam estar relacionadas com o vírus Zika.