Vida Urbana

Facebook começa a liberar uso de GIF nos comentários

Em 2016 foram enviados 13 bilhões de GIFs apenas por meio do Messenger.




 

Gretchen é considerada a "Rainha dos GIFs" na internet
 

Vai ter GIF nos comentários do Facebook. É isso mesmo. O Facebook está comemorando 30 anos do formato GIF e anunciou a possibilidade de usar um botão dedicado a eles durante a publicação de comentários. A ferramenta está sendo liberada para os usuários de forma gradual, e deve chegar a todos em breve. Com a função vai ser permitido que se realize buscas por imagens em movimento diretamente do campo de postagem e publicá-los nos comentários.

Anteriormente essa possibilidade só existia para publicações principais, e caso fosse nos comentários, o usuário deveria pesquisar pelos GIFs na internet e pública-los através de links. A rede social fazia o trabalho de conversão, exibindo as imagens na própria linha do tempo, mas, ainda assim, o trabalho envolvido era maior. A novidade do Facebook vem após o recurso ser disponibilizado em outras redes sociais, como o Twitter, que também já possuem sistemas semelhantes, e também o WhatsApp, app da empresa de Mark Zuckerberg, que liberou GIF diretamente do campo de teclado.

Para usar o GIF nos comentários é fácil: basta clicar no botão correspondente ao lado da caixa de texto e procurar pelo termo desejado. Emoções ou personagens, por exemplo, funcionam melhor do que palavras mais genéricas. Depois, basta clicar no GIF escolhido para que ele seja publicado.

Pesquisa sobre uso de GIFs no Facebook

Como parte das comemorações do formato, o Facebook ainda liberou algumas estatísticas curiosas sobre o uso do GIF na rede social. Conforme dados da empresa, o dia em que os usuários mais enviaram GIFs foi 1º de janeiro de 2017, com o espírito do Ano Novo fazendo com que mais de 400 milhões de GIFs fossem trocados entre as pessoas apenas por meio de publicações e comentários. No ano passado, foram 13 bilhões por de envios por meio do Facebook Messenger, outro serviço que conta com funcionalidades de busca.