Vida Urbana

Prefeitura de JP estabelece novos grupos prioritários para vacinação contra gripe

Município não atingiu a meta e muitas doses de vacinas sobraram. Nova fase começa na quarta-feira (14).




O município de João Pessoa não conseguiu atingir a meta da campanha de vacinação contra a gripe, que terminou na sexta-feira (9), imunizando apenas cerca 60% do público-alvo. Como muitas doses sobraram, a Secretaria de Saúde decidiu estabelecer novos grupos prioritários que vão poder se vacinar contra o vírus a partir da quarta-feira (14) em qualquer posto de saúde da capital.

A prefeitura de João Pessoa optou por não seguir a recomendação do Ministério da Saúde, de liberar a vacina para todo mundo. A partir da quarta poderão se vacinar os seguintes grupos: estudantes da área de sáude, motoristas e cobradores de ônibus, policiais e bombeiros militares, pessoal do Exército, guardas municipais e profissionais do ramo de turismo. As pessoas devem procurar os postos com algum documento de identificação que comprove que são ligados às áreas específicas.
 

Indígenas, idosos, puérperas, gestantes, crianças e trabalhadores da saúde, que eram o público-alvo durante a mobilização nacional, também podem continuar procurando as unidades de saúde para se imunizarem.
 

Abaixo da meta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril. Na Paraíba, como um todo, a meta de vacinação também não foi atingida . O público-alvo da campanha no Estado era de 924,5 mil pessoas, mas a imunização só alcançou 871.811 mil.

Desde que tenham estoque, os municípios podem ofertar a vacina para o público em geral. O Ministério da Saúde não sinalizou envio de novas doses.