Vida Urbana


Dom Delson prega força do evangelho para transformar mundo de violência e de crise moral

Arcebispo da Paraíba toma posse e diz que remédio para enfrentar desafios é olhar fixo em Jesus. 




Tiago Bernadino
Tiago Bernadino
Dom Delson Pedreira entrega comunhão ao católicos durante celebração de posse

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz tomou posse neste sábado (20), pela manhã, como o 7º Arcebispo Metropolitano da Paraíba, em cerimônia na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Ele pregou a força do evangelho para transformar o mundo de violência, desigualdade e crime moral em um planeta de fraternidade, respeito, justiça e paz.

A posse canônica foi dada pelo presidente na CNBB Regional Nordeste 2, Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife. A entrega do báculo, símbolo da função religiosa, a Dom Delson foi feita por Saburido e os arcebispos eméritos Dom Aldo Pagoto e Dom José Maria Pires.
Participaram da cerimônia arcebispos e bispos do Nordeste, padres, diáconos, seminaristas, leigos, a vice-governadora Lígia Feliciano e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entre outras autoridades.

A saudação foi feita pelo administrador arquidiocesano Dom Genival Saraiva, que leu também a mensagem do Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa), Dom Giovanni d’Aniello, que não pode comparecer à cerimônia. Em seguida, o padre Antonio Maria Guering em nome de todos os padres da Diocese, dando boas vindas e reafirmando obediência a Dom Delson. Por sua vez, padre José Assis Pereira falou em nome da Diocese de Campina Grande.

Mudar o mundo

Na cerimônia, Dom Delson sublinhou que estava na Igreja Católica para servir os que tem Deus no coração e os que estão ainda afastados dele. Em seguida, frisou diante um mundo de guerras e crises é necessário a força do evangelho para transformá-lo.

“O mundo evidencia a violência, os conflitos, guerras, desigualdades, competições, drogas, muitas crises morais e éticas. Esse mundo assim não agrada a Deus. Precisamos mudá-lo com a força do evangelho para um mundo de fraternidade, respeito, justiça e paz”, anunciou o arcebispo, que defendeu um mundo livre da tristeza e do pecado, do esgoísmo, do consumismo sem freio e do mal.

 

Bônus e ônus

Dom Delson falou do convite e da nomeação do Papa Francisco para a Arquidiocese da Paraíba e sublinhou que toda vez que disse sim a Igreja e a Deus se sentiu feliz com a missão. “Nessa celebração com a posse, assumo os bônus e os ônus dessa missão sagrada de ser pastor dessa poção do povo de Deus. Aqui estou com o coração confiante e feliz e esperançoso. Estou confiante porque sei que a Graça de Deus não falta aos seus. Ele nunca faltou na minha vida de cristão, na minha vida religiosa, sacerdotal e espiscopal”, assinalou o arcebispo.

Desafios

Em relação aos desafios que vai enfrentar, Dom Delson afirmou que vai enfrentá-los com olhar em Jesus Cristo e com paciência. “A grande preocupação dos grandes desafios que existem na Arquidiocese têm um em remédio, tem uma solução para enfrentar os desafios: olhar fixo em Jesus Cristo. O nosso olhar nele os desafios serão enfrentados com fé, com calma, com paciência e pela força da palavra dele, que realiza tudo que ele quer na nossa vida. Por isso estou muito confiante na missão nesta Diocese”, destacou.

Em suas palavras finais, Dom Delson agradeceu aos presentes em sua posse, a Diocese de Campina Grande, aos arcebispos e bispos, padres, seminaristas, autoridades e sua família que veio da Bahia e de Brasília. “Quero agradecer em especial aos padres, seminaristas que trabalharam para a realização da minha posse. A partir de hoje, vocês ganham um arcebispo irmão, sou de vocês”, concluiu.

Missa no Ronaldão

Um grande evento está sendo preparado pela Arquidiocese da Paraíba para que todo os católicos possam acolher o novo arcebispo. Será com uma missa, às 16h30, no Ginásio de Esportes o Ronaldão, no bairro do Cristo, em João Pessoa. Católicos de todas as quase 100 (cem) paróquias da Arquidiocese da Paraíba vão estar presentes, além de participantes de associações, movimentos, pastorais e serviços da Arquidiocese da Paraíba.