Vida Urbana

Menos da metade dos paraibanos praticam alguma atividade física

Pesquisa também mostrou que mais de 70% dos paraibanos acham que o poder público deve investir na área.




Divulgação
Divulgação
Os dados da pesquisa foram coletados no ano de 2015 e serão utilizados pelo Ministério dos Esportes

Menos da metade dos paraibanos praticam alguma atividade física, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada nesta quarta-feira (17). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2015 referente a prática esportiva e de atividades físicas por pessoas com 15 ou anos. Apesar disso, os paraibanos ainda são os que mais praticam algum esporte ou atividade física no Nordeste.

A pesquisa mostra que 42,7% dos paraibanos que possuem 15 anos ou mais afirmam praticar alguma atividade física ou praticam algum esporte. O número é maior do que a média do Nordeste que é de 36,3% e também maior do que porcentagem nacional, que de acordo com a pesquisa é de 37,9%. Os dados apontam, ainda, que em porcentagem, a Paraíba fica em terceiro lugar nacional na prática de atividades físicas, ficando atrás apenas do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.

A pesquisa levantou diversos dados sobre a prática de exercícios físicos e da prática esportiva no Brasil. Inclusive sobre a opinião dos brasileiros sobre os investimentos públicos na área. De acordo com os dados, 78,2% dos paraibanos opinaram que o poder público deveria investir em esporte ou atividades físicas na vizinhança em que reside. Já 11,4% dos entrevistados opinaram que o poder público não deveria investir na área e 10,4% não tinham opinião formada.

Segundo o diretor de pesquisas do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, os dados apresentados são de interesse de toda a sociedade e especificamente para o Ministério do Espore. "Os dados oferecem subsídios não só para o planejamento, a coordenação, a supervisão e a avaliação dos planos e programas de incentivo aos esportes", afirma.