Vida Urbana

Feira agroecológica acontece nesta sexta em Esperança

Segundo organização, feira tem como objetivo expôr o trabalho de jovens no campo.




Divulgação
Divulgação
Este ano a feira será realizada na cidade de Esperança.

Uma Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa vai acontecer nesta sexta-feira (19) na cidade de Esperança, no Agreste do Estado. A 4 ª edição da feira acontecerá a partir das 8h na Praça Getúlio Vargas, em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, no centro da cidade. Segundo organização, a feira tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho e à produção dos jovens no campo.

As três primeiras edições aconteceram em 2016 - a primeira no município de Massaranduba, a segunda no município de Remígio e a terceira em Areial. A feira é organizada por 14 sindicatos rurais da região da Borborema na Paraíba também pela EcoBorborema, associação que reúne os feirantes da rede de 12 Feiras Agroecológicas do Estado.

Nesta edição, a feira terá como tema “Nenhum Direito a Menos” e tratará sobre os direitos e garantias conquistados pelos trabalhadores e as propostas das reformas da previdência e trabalhista que estão em discussão no Congresso Nacional. Dois pontos que são bastante criticados são o fim da categoria de Segurado Especial para os camponeses dentro do sistema de seguridade social e a sugestão de que o pagamento de salário a trabalhadores do campo possa ser feitos com comida e moradia.

Exposição fotográfica

A feira terá um espaço para exposição e comercialização de experiências e produtos da agricultura familiar, fruto do trabalho dos jovens. O evento vai contar com frutas, hortaliças, sementes, bolos, tapiocas, beijus, polpas de frutas, doces, ovo, mel e artesanato.

O espaço vai ter 10 barracas montadas, além de uma programação cultural com a apresentação de bandas juvenis, ciranda, embolada, teatro, recitação de poemas e a exposição de fotografias "Olhares Cruzados", com trabalhos de jovens que participaram de duas oficinas de fotografias.