Vida Urbana


Banhistas devem evitar as praias de Manaíra, Penha e outros trechos

Um total de 12 praias do litoral paraibano está com áreas impróprias para banho.




Toda a extensão das praias de Manaíra e da Penha, em João Pessoa, deve ser evitada pelos banhistas neste final de semana. De acordo com a a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), trechos de outras dez praias do litoral paraibano também estão impróprios para banho.

Em João Pessoa, os banhistas devem evitar toda a extensão das praias de Manaíra e Penha. Na praia do Cabo Branco, é recomendado evitar três trechos: 100 m à direita e 100 m esquerda do final da Rua Áurea, da rotatória no final da Av. Cabo Branco e no final da Rua Gregório Pessoa de Oliveira. Na praia do Bessa I, é bom evitar o trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió.

Ainda na capital, na praia do Arraial, está impróprio para o banho o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá. Enquanto isso, na praia do Jacarapé os banhistas devem evitar banho nas proximidades da desembocadura do Rio Jacarapé.

Em Cabedelo, é recomendado evitar a praia do Jacaré, no trecho que fica à esquerda do estuário do rio Paraíba e nem é bom também se banhar nas águas da Praia do Poço pois, segundo a Sudema, está impróprio o trecho próximo à desembocadura de galerias pluviais. No município de Lucena, a praia da Gameleira está imprópria nas proximidades de córregos que deságuam no mar.

No município de Pitimbú, deve-se evitar o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho, na praia do Maceió. Na praia do Pitimbú, é bom evitar o trecho que fica nas proximidades do final da Rua da Paz. Em Acaú/Pontinha, o rio Goiana também está impróprio para banho.

As demais 44 praias paraibanas estão liberadas para os banhistas, mas o órgão recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.