Vida Urbana


Catadores de materiais recicláveis se reúnem em CG para debater condições de trabalho

Encontro acontece nesta sexta (12), das 8h às 12h, na Vila do Artesão.




Cerca de 70 catadores de lixo reciclável vão se reunir nesta sexta-feira (12), em Campina Grande. Na oportunidade, serão discutidas melhorias para as condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis, além de uma avaliação do projeto Cooperar, que reúne esses mesmos catadores.

Catadores e catadoras de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas, gestores públicos dos três municípios e representantes do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba (FEES) e da Rede Lixo e Cidadania da Paraíba (RELICI) farão parte da reunião. O objetivo é promover um momento de reflexão sobre projetos, avanços e desafio nos municípios.

A programação tem início com a exibição do documentário “Catadores de Dignidade”, que traz uma síntese das ações e depoimentos de catadores e catadoras participantes. Será exibido o vídeo “A força do coletivo” produzido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Os participantes irão se dividir em grupos para avaliar o impacto do trabalho realizado nos municípios e relembrar as principais ações do projeto por meio de fotografias.

O projeto “Cooperar para Melhor Coletar”, foi desenvolvido pelo Centrac, em convênio com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) por meio da Senaes entre os anos de 2013 e 2017 e mobilizou cerca de 700 catadores organizados e individuais, nos três municípios, realizando ciclos de cursos, oficinas e intercâmbios sobre temas como direitos humanos. 

Programação

8h – Abertura

8h30 – Apresentação do documentário “Catadores de Dignidade”

8h45 – Debate sobre o vídeo

9h – Trabalho em Grupo – avaliação das ações realizadas nos municípios

10h45 – Apresentação do trabalho em grupo

11h – Exibição do vídeo “A força do coletivo”

11h30 - Visitando o mural com imagem sobre as vivências

11h40 – Rodada de percepções sobre as fotografias

12h – Avaliação do encontro e encerramento