Vida Urbana

Confira o que abre e fecha neste feriado de Tiradentes em João Pessoa e Campina Grande

Feriado altera funcionamento de comércio, shoppings e repartições públicas.




O funcionamento de shoppings, repartições públicas, bancos, comércios e locais turísticos vai ser alterado nesta sexta-feira (21), devido ao feriado de Tiradentes. Em João Pessoa e Campina Grande, não vai haver expediente nas repartições públicas na sexta, mas serviços essenciais como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil e hospitais públicos vão funcionar normalmente.

Shoppings

Nesta sexta, os shoppings abrem em regime especial, muitos com lojas fechadas, mas com funcionamento das Praças de Alimentação e locais de lazer, além dos cinemas.

O Manaíra Shopping funciona das 12h às 22h e o Mangabeira Shopping, das 10h às 22h30, exceto banco, lotéria e academia. O Mag Shopping vai funcionar com lojas e Praça de Alimentação a partir das 10h e parque infantil a partir das 12h; o cinema funciona a partir das 13h, fechando às 22h. Já o Tambiá Shopping funciona das 12h às 20h e o Shopping Sul, tem horários para as lojas das 13h às 20h e para a Praça de Alimentação das 11h às 21h.

Os shoppings de Campina Grande vão funcionar normalmente na sexta. O Shopping Partage vai abrir das 10h às 22h. Já o Shopping Luiza Motta, por sua vez, abre das 10h às 20h.

Bancos e trens

Conforme o Sindicato dos Funcionários em Estabelecimentos Bancários da Paraíba (SEEB-PB) informou, as agências bancárias estarão fechadas para atendimento neste feriado e funcionam somente com caixas eletrônicos para autoatendimento. Já o transporte ferroviário, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), não funcionam na sexta-feira. Os trens voltam ao funcionamento normal no sábado (22).

Comércio

A abertura das lojas e estabelecimentos comerciais fica a critério dos lojistas. Como é feriado, caso optem por abrir, os lojistas devem pagar os direitos previstos na convenção coletiva dos empregados, realizando o pagamento de abono ao funcionário. O mesmo acontece em Campina Grande. 

Lazer

A Estação Cabo Branco vai funcionar normalmente no horário de 10h às 19h, com entrada franca. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) funciona também em horário normal, das 8h às 17h, com tempo de entrada sendo até as 16h. O ingresso custa R$ 2 por pessoa, e crianças de até 7 anos e idosos não pagam.

Repartições públicas

As repartições das secretarias e órgãos da administração direta e indireta da prefeitura de João Pessoa não funcionam nesta sexta. Assim como as repartições do Governo do Estado da Paraíba. As repartições dos dois poderes retornam ao funcionamento normal na segunda (24).

As repartições públicas municipais de Campina Grande também vão estar fechadas nesta sexta. A prefeitura decretou ponto facultativo e os serviços serão normalizados na segunda (24), a partir das 7h. Nas duas cidades funcionarão apenas os serviços essenciais, como hospitais e o Serviço de Atedimento Móvel de Urgência (Samu).

Justiça

A data é feriado portanto não haverá expediente. Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), apenas os plantões vão acontecer na data. O funcionamento nornal retorna na segunda.