Vida Urbana

Acidentes de trânsito reduziram em até 31% em João Pessoa

Maior redução de ocorrências foi verificada na avenida Cruz das Armas.



Walter Paparazzo/G1
Walter Paparazzo/G1
Cerca de 75% dos feridos em acidentes de trânsito são vítimas de motocicletas

O número de acidentes de trânsito diminuiu em até 31,5% em João Pessoa. Segundo levantamento feito pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), comparando os anos de 2015 e 2016, a avenida Cruz das Armas foi o que apontou a maior redução de acidentes. A pesquisa mostra ainda os dados por bairro e de feridos vítimas de acidente de trânsito.

Entre as dez principais ruas e avenidas da Capital, oito apresentaram redução no número de acidentes. Foram elas: avenida Epitácio Pessoa, com redução de 25,1% nos acidentes; avenida Hilton Souto Maior, com menos 15,2%; avenida Cruz das Armas, com menos 31,5%; rua Josefa Taveira, com menos 5,3%; avenida Ministro José América de Almeida (Beira Rio), com menos 19,4%; rua comerciantes Alfredo Ferreira da Rocha, com menos 12%; avenida Presidente Ranieri Mazilli, com menos 22,8%; e avenida General Aurelio de Lyra Tavares, com menos 21,9%. Por outro lado, duas avenidas apresentaram um maior número de acidentes, foram elas a avenida Pedro II e a avenida Tabelião Estanislau Eloy.

De acordo com o superintendente Carlos Batinga, o levantamento com informações repassadas por órgãos parceiros é considerado de extrema importância para que a Semob-JP realize ações estratégicas nas localidades que ainda apresentam número elevado de ocorrências.“Exemplo disso é que temos a Pedro II, onde foi observado aumento no número de acidentes próximo ao IBAMA. Com base nos dados, já estamos finalizando o processo de instalação de uma lombada eletrônica, justamente com o objetivo de reduzir a quantidade de ocorrências”, ressalta o superintendente.

Por bairros, os números também são positivos. De dez locais consideradas com grande fluxo de veículos, houve diminuição no número de ocorrências em oito: Mangabeira, Valentina, Centro, Cristo, Geisel, Cruz das Armas, Torre e Manaíra. Nestas localidades a redução no número de acidentes chega a 22%. Apenas nos Bancários e José Américo foi registrado aumento dos casos de acidentes.

Ainda segundo o levantamento, no ano passado foram constatados 7.615 acidentados com ferimentos, número menor do que em 2015, quando foram registradas 9.036 pessoas feridas por conta de acidentes no trânsito, uma redução de 15,75%. O levantamento foi feito, pela Semob-JP, com base nas informações repassadas pelo Departamento de Medicina Legal (DML), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), Ortotrauma de Mangabeira e Polícia Civil.