Vida Urbana

Águas da transposição chegam à bacia do açude de Boqueirão

Informação foi confirmada pela Aesa na manhã desta quarta-feira (12). Ainda não houve encontro das águas.




Isnaldo Cândido/Arquivo Pessoal
Isnaldo Cândido/Arquivo Pessoal
Ainda falta um percurso de 16 km para o encontro das águas

As águas da transposição do Rio São Francisco começaram a chegar ao açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, no Cariri do Estado, na manhã desta quarta-feira (12). A informação foi confirmada pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes. Conforme o órgão, o açude chegou a 3% da capacidade total.

Ainda de acordo com João Fernandes, a água da transposição ainda não se misturou com a pouca água que tem no açude, apenas na bacia hidráulica do reservatório. João afirmou que de ontem para hoje a água percorreu 3 km e isso só foi possível com a ajuda das chuvas registradas na região.

As águas do 'Velho Chico' começaram a chegar na Paraíba na noite do dia 8 de março, três dias antes do previsto pelo Ministério da Integração Nacional. Após passar pelo reservatório de Poções, em Monteiro, as águas chegaram ao terceiro reservatório no dia 20 de março, passando pelo açude de Camalaú.

O prazo estabelecido pela Aesa era de que as águas chegassem a Boqueirão cerca de 30 a 45 dias após chegar em Monteiro e a previsão foi confirmada com os primeiros metros cúbicos de água que chegaram na manhã de hoje, após 35 dias. A Aesa não deu uma previsão de quando as águas da transposição devem se misturar com a que já tem no reservatório e disse que ainda falta um percurso de 16 km para que isso ocorra.

Segundo a Aesa, o açude tem capacidade para armazenar 411.686.287 m³, e está com pouco mais de 12 milhões de m³ (3%). Por causa deste baixo volume, desde 6 de dezembro de 2014, Campina Grande e outras 18 cidades que são abastecidas por Boqueirão estão enfrentando racionamento de água. Por causa do baixo volume, a água vem sendo retirada através de um sistema bombas de captação flutuante.