Vida Urbana

Inscrições para intercâmbio internacional podem ser feitas até esta quarta

Intercâmbio é destinado à estudantes do ensino médio da rede pública estadual.




Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Estudantes podem concorrer a uma vaga para cursar um semestre letivo no Canadá, Espanha ou Portugal

Os alunos do ensino médio da rede pública estadual podem se inscrever, até esta quarta-feira (15), no programa Gira Mundo. Nesta edição serão selecionados 100 estudantes do 2º ano do ensino médio, sendo as vagas destinadas a intercâmbios no Canadá, Espanha e Portugal.

As inscrições para a seleção devem ser feitas no site da Secretaria de Educação do Estado, onde o candidato deve preencher o formulário eletrônico e enviar os documentos detalhados no edital. Os estudantes vão cursar, no país de destino, o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escolas de nível médio do Canadá, Espanha e Portugal, com data de embarque prevista para o período de agosto/setembro de 2017. Estão sendo oferecidas 50 vagas para o Canadá, 25 para a Espanha e 25 para Portugal.

Para participarem do intercâmbio, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2017 e no máximo 17 anos e 6 meses até o dia primeiro de julho de 2017, estar regularmente matriculado no segundo ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino em 2017, ter obtido ao longo do primeiro ano do ensino médio a frequência mínima de 85% nas aulas regulares da escola de ensino médio em que esteja matriculado, além de outros requisitos específicos, a depender do país escolhido.

O candidato deverá escolher apenas um país para concorrer ao intercâmbio. A seleção será feita em três etapas de caráter classificatório e eliminatório, além de uma última etapa de caráter apenas eliminatório. A primeira etapa vai selecionar 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídos, nas turmas de cada Gerência Regional de Educação (GRE). As etapas seguintes, principalmente a última, vão definir os estudantes que irão viajar para os países do intercâmbio.

Bolsa-auxílio

O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio receberá uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.