Vida Urbana


Casa do Estudante abre 96 vagas para estudantes do interior da Paraíba

Cinco das vagas são oferecidas a pessoas com deficiência.




 A Casa do Estudante da Paraíba abriu nesta segunda-feira (9) as inscrições para alunos do interior do estado que desejam estudar em João Pessoa. De acordo com  o edital divulgado pelo Governo do Estado, são oferecidas 96 vagas, sendo cinco destinadas a estudantes com deficiência.

 
O edital visa selecionar estudantes para residência na Casa do Estudante, matriculados em instituições públicas de ensino médio na cidade de João Pessoa. O candidato deve ser do sexo masculino oriundo do interior do estado da Paraíba, não possuir residência em João Pessoa e não receber auxílio moradia da instituição de origem. No caso de exercer estágio acadêmico, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da comissão. O candidato deve ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e deve apresentar, no ato da inscrição, os documentos pertinentes.
 
As inscrições de novos candidatos e recadastramento dos atuais serão realizados na sala da Secretaria da Casa do Estudante da Paraíba ou através do e-mail casadoestudantedaparaiba@gmail.com.
 
A seleção e o recadastramento serão realizados por meio de análise socioeconômica e de entrevista com os candidatos. As inscrições seguem até o dia 18, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Casa do Estudante da Paraíba, localizada na Rua da Areia, nº 567,  no centro de João Pessoa. As inscrições obedecem a um calendário: nesta segunda (9) e terça (8) acontece o recadastramento; de quarta-feira (11) a 18 de janeiro, serão realizadas as inscrições; e de 19 a 20 de janeiro, acontecem as entrevistas. O resultado está previsto para o dia 25, às 17h.
 
No caso de realização da inscrição através do e-mail, o candidato deve inicialmente solicitar a ficha de inscrição pelo mesmo email e, após retorno da Casa do Estudante, encaminhá-la devidamente preenchida, juntamente com toda documentação exigida. A lista dos selecionados será divulgada no mural informativo da Casa do Estudante e no portal do Governo do Estado.
 
Documentação
 
Os interessados nas vagas devem apresentar a seguinte documentação: cópia de RG e CPF, comprovante de rendimentos (CTPS, INSS ou contracheque), cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel), declaração emitida pela instituição de ensino na qual estuda, ou vai estudar, comprovando que o candidato não recebe auxílio moradia e não vai receber.
 
Além disso, é necessário histórico escolar e comprovante de matrícula em 2017, boletim escolar ou documento similar que detalhe o aproveitamento escolar do candidato (apenas para os candidatos ao recadastramento), duas foto 3x4, certidão de antecedentes criminais em nível estadual e federal, emitido pelas autoridades competentes, autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na Casa do Estudante, com firma reconhecida em cartório, laudo médico detalhado comprovando as causas da doença, para os candidatos portadores de necessidades especiais.