Vida Urbana

Ministro participa de ação contra o aedes aegypti em João Pessoa

Bruno Araújo visitará posto da PRF, escola e sala de comando do Estado. 



O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), estará novamente na Paraíba. Nesta sexta-feira (2), o tucano estará em João Pessoa para uma ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, no Dia Nacional de Combate ao Mosquito. A atividade, que faz parte da Campanha Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti do Governo Federal, busca ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina no enfrentamento ao vetor de doenças como a Dengue, Febre Amarela, Zika e febre Chikungunya, impedindo assim a sua reprodução e o aumento de casos de microcefalia.

Na programação, o ministro fará uma visita ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Manguinhos, no município de Bayeux, para vistoria de focos do mosquito. De lá, ele assinará uma ata de regulamentação da Lei do Leilão.

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), Araújo fará visita à Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcante Fidéles, com aproximadamente 270 alunos. O ministro passará nas salas Charles Darwin, onde haverá apresentação do repelente contra o mosquito, e Melta Santos, para apresentação do mural com projetos ministrados durante o ano.

Na sequência, a visita será na Sala Estadual de Comando e Controle, no Espaço Cultural. O ministro e autoridades recebem explicação sobre o funcionamento da sala e do aplicativo Aedes na Mira. Criada pelo Governo do Estado, a ferramenta tem o objetivo de agilizar o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Por fim, o ministro visitará casas com alta incidência de casos de doenças causadas pelo mosquito.

Em reunião realizada no dia 16 de novembro, na Casa Civil da Presidência da República, para debater ações de combate ao mosquito, o ministro Bruno Araújo recebeu do Presidente Michel Temer a incumbência de priorizar municípios com microcefalia. Esta será a primeira ação da nova gestão do ministroAraújo, à frente da pasta desde maio deste ano.

Dia Nacional de Combate ao Mosquito

Nesta data serão realizadas ações integradas e simultâneas nas capitais do País, em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi.

Para ajudar a eliminar o foco do mosquito, algumas atitudes são necessárias como tampar e manter limpos com água e sabão as caixas d’água, calhas e outros reservatórios; guardar pneus em locais cobertos; guardar garrafas, baldes e outros recipientes com a boca virada para baixo; limpar periodicamente ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água; limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras; colocar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal; retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias; esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos; manter limpas as piscinas; além de guardar ou jogar no lixo quaisquer objetos que possam acumular água.

Serviço

8h20 – Posto da Polícia Rodoviária Federal de Manguinhos – Município de Bayeux

8h35 – Assinatura da Ata de Regulamentação da Lei do Leilão

9h – Visita à Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcante Fidéles

9h30 – Visita à Sala Estadual de Comando e Controle

10h – Visita em casas com alta incidência de casos de doenças causadas pelo mosquito