Vida Urbana

OAB-PB orienta consumidores sobre as compras nesta sexta

Consumidores precisam estar atentos aos preços durante a Black Friday.



Rizemberg Felipe
Rizemberg Felipe
A OAB-PB através da Comissão de Defesa do Consumidor ficará atenta e fiscalizará eventuais armadilhas que possam haver durante a sexta-feira (25).

 A Black Friday, tradicional dia de promoções que ocorre nesta sexta-feira (25),  traz ofertas em muitas lojas e sites. Para garantir o direito dos consumidores paraibanos, a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) divulgou algumas orientações, para os consumidores, sobre alguns cuidados que é preciso ter na hora da compra.

De acordo com a OAB-PB, o primeiro cuidado que o consumidor deve ter é identificar se os produtos realmente estão mais baratos. "Algumas lojas aproveitem essa data para anunciar como promocionais itens com preços semelhantes aos verificados antes do período ou elevem o preço do produto semanas ou dias antes da Black Friday para passar a impressão de que houve desconto. Essa prática é  considerada publicidade enganosa", diz a orientação da comissão da OAB-PB.
 
A OAB-PB, informa ainda, que o consumidor deve ficar atento com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso o produto apresente defeito, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. "Ainda segundo o CDC, compras realizadas fora de lojas físicas - pela internet, catálogos ou telefone - podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito", alerta a OAB-PB.
 
De acordo com o Presidente Ronaldo Xavier e o Vice -Presidente Leandro Carvalho, a OAB-PB através da Comissão de Defesa do Consumidor ficará atenta e fiscalizará eventuais armadilhas que possam haver durante a sexta-feira de promoções.