Vida Urbana

Quarta composição do VLT será descarregada neste domingo

Novo equipamento deve começar a operar em janeiro.



A quarta composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chega a João Pessoa neste sábado (19), de acordo com informações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na capital. De acordo com a coordenadoria de manutenção, os carros de passageiros serão descarregados no domingo (20), em Cabedelo, onde em seguida serão montados para formar a composição. Conforme a CBTU, o novo equipamento entrará em fase de testes e deve começar a operar para o público em janeiro.

As três carretas carregadas com o trem novo saíram de Barbalha, no interior do Ceará, na manhã desta sexta (18). Ao todo, conforme a CBTU, João Pessoa terá oito trens novos em operação até o fim do projeto de modernização do sistema de trens urbanos na Região Metropolitana. Atualmente, três composições do VLT circulam nas estações da CBTU.

Ao final do processo, com todos os vlts em operação, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 60 minutos em média para até 20 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.