Vida Urbana

Paraibano é nomeado em dez concursos federais e alcança recorde do RankBrasil

Kalebe Dionísio, de 22 anos, já acumulava 12 classificações aos 18 anos.



Kalebe Lael Costa Dionísio/Arquivo Pessoal
Kalebe Lael Costa Dionísio/Arquivo Pessoal
Segundo Kalebe Dionísio, o segredo para o sucesso nos concursos é a "fome pela aprovação"

Aos 22 anos, o paraibano Kalebe Lael Costa Dionísio já foi aprovado em dez concursos públicos federais, um feito que o levou a ser considerado este ano um recordista oficial como o jovem com maior número nomeações para cargos públicos. A oficialização foi certificada pelo RankBrasil, organização autorizada para registrar recordes no Brasil.

Desde 2013, Kalebe é servidor Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na 6ª Região. Porém até chegar ao atual posto, ele realizou 29 concursos, onde se inscreveu no primeiro aos 17 anos, acumulando três aprovações aos 18, e conseguindo classificação em 12 deles. Agora com 22 anos, ele parou de se inscrever quando já acumulava dez nomeações.

De acordo com o jovem, a ideia de prestar concursos públicos surgiu quando ele fazia o ensino médio e seus pais começaram a incentivá-lo. “Eles diziam que era uma excelente oportunidade de ter uma vida confortável e que só dependeria do meu esforço para conseguir”, lembra.

Estratégia de aprovação
O recordista comenta que para os dois primeiros concursos ele fez um cursinho presencial, que serviu para conhecer um novo mundo. “Depois disso, não achei mais necessário, porém passei a consumir muito conteúdo online, vídeos e apostilas”, sugere. No começo o concurseiro estudava até doze horas por dia, mas quando começou a trabalhar e fazer faculdade teve que reduzir o tempo de dedicação.

Conforme o paraibano, o segredo para tantas nomeações foi a “fome” pela aprovação. “Só de me imaginar trabalhando num cargo federal meus olhos brilhavam e meu coração acelerava. Persegui este objetivo até realizá-lo, porque sonho a gente só desiste quando morre”. Ele diz que não se acomodou na primeira aprovação. “Só fiquei satisfeito quando estava trabalhando num cargo que me deixava feliz e pagava bem”, revela.

Dicas para quem quer resultado

Para quem buscam uma aprovação em concurso, ele deixa um conselho: “em tudo na vida, se a gente se dedicar de verdade e der o nosso melhor, não tem como dar errado". "O que pode ocorrer é que para uns as coisas acontecem mais rápido do que para outros, mas se a pessoa não desistir e continuar se dedicando, mais cedo ou mais tarde ela irá conseguir”, enfatiza.

Conforme Kalebe, isto não significa passar anos e anos fazendo concursos, mas estudar da forma correta. “É preciso estudar e ver a evolução ocorrendo. Estudar e de fato reter o conhecimento”. Pensando em compartilhar sua experiência e ajudar outras pessoas, ele criou um site onde compartilha dicas para a aprovação.