Vida Urbana

João Pessoa recebe 19º Encontro Nacional de Astronomia

ENAST acontece deste sábado (12) até a terça (15) na UFPB.



João Pessoa vai sediar o 19º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), que será realizado deste sábado (12) até a terça-feira (15). O evento acontece no auditório do Centro de Ciencias Jurídicas (CCJ) do Campus I da Universidade Federal da Paraiba (UFPB).

Além do evento na universidade, haverá programação também, gratuita e aberta ao público, no Auditório da Estação Cabo Branco no domingo (13), a partir das 15h. Na ocasião, acontecerão palestras com os astrônomos Cristóvão Jacques e Paulo Leme. 

A organização desta edição do ENAST é de responsabilidade da UFPB e da Associação Paraibana de Astronomia (APA).

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela página do evento. As vagas são limitadas. O encontro vai reunir astrônomos, profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil.

Evento

O ENAST é realizado anualmente desde 1998. A cada ano é organizado por comissões locais compostas por grupos e associações de astrônomos com o apoio de um conselho nacional. É realizado sempre no mês de novembro de cada ano, preferencialmente, aproveitando os feriados.

Na ocasião, serão apresentados trabalhos acadêmicos, palestras de pesquisadores renomados, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações telescópicas, apresentações artísticas, entre outros. Em algumas edições abriu-se também um espaço para que as empresas relacionadas à astronomia apresentassem seus produtos, como livros e instrumentos.