Vida Urbana

Estudantes da PB estão na final das Olimpíadas da Língua Portuguesa

As estudantes foram classificadas na categoria "crônica".



Divulgação / Fundação Itaú
Divulgação / Fundação Itaú
As Paraibanas, Bianca Pedrosa e Davylla Renally, foram classificadas para ir para a grande final da 5º Olimpiada de Língua Portuguesa.

Duas paraibanas são finalistas da 5ª Olimpíadas de Lingua Portuguesa Escrevendo o futuro. A semifinal da olimpíada aconteceu em Porto Alegre (RS), nesta sexta-feira (11), e reuniu 125 estudantes de todo o país.

As paraibanas concorreram no gênero 'crônica', voltado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. 38 estudantes foram classificados para a grande final. Bianca Pedrosa Gonçalves, da EEEFM Joel Pereira da Silva, município de Carrapateira, foi selecionada com o texto “Que barulho é esse?”, escrito com a orientação do professor Renault Batista Coêlho. Davylla Renally Oliveira de Souza, da EEEF André Vidal de Negreiros, de Cuité, escreveu a crônica “História Viva”, orientada pela professora Maria Aparecida Pontes Medeiros de Moura.
 
As semifinais para cada gênero ocorrem separadamente. Em outubro houve a semifinal da olimpíada para o gênero 'artigo de opinião', voltado para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. Ainda haverá a semifinal para os gêneros 'memórias literárias', para os alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental, acontece em Fortaleza (CE). E por fim a semifinal do gênero 'poemas', para alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, que acontecerá Salvador (BA). Na premiação final serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.
 
A Olimpíada
 
O Programa, tem como objetivo aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. É realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
 
A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios.