Vida Urbana

Procon de Campina já autuou mais de 30 lojas com produtos vencidos

Órgão recebeu denúncias de promoções com itens fora da validade.



Divulgação
Divulgação
Fiscais apreenderam em um supermercado do Bairro Cruzeiro 21 produtos vencidos

Em pouco mais de dois meses, o Procon Municipal de Campina Grande já autuou 30 estabelecimentos, totalizando mais de 200 produtos apreendidos. Desde setembro, o órgão vem recebendo inúmeras denúncias contra supermercados que anunciam promoções para comercializar produtos fora da validade.

“Essa prática por parte dos estabelecimentos de Campina Grande tem se tornado corriqueira; então decidimos tornar a fiscalização mais efetiva nesse sentido. É preciso que o consumidor fique atento aos anúncios de promoções e diferenças de preço exorbitantes. Na maioria das vezes, esses produtos ou já venceram ou estão muito próximos do vencimento”, alertou o Coordenador Executivo do Procon Paulo Porto.

Na primeira semana do mês os fiscais apreenderam em um supermercado do Bairro Cruzeiro 21 produtos vencidos, entre eles massas para bolo, gordura vegetal, sucos de caixa, pão para hambúrguer e bolachas integrais. Além dessa apreensão, em um atacado bastante conhecido localizado na Vila Cabral foram apreendidos 17 produtos vencidos, entre eles massas para pPizza, iogurtes e alho picado.

No mesmo atacado, foram recolhidos 14 unidades de manteiga impróprias para o consumo, o produto estava dentro da validade, mas ao abri a tampa os fiscais encontraram presença de fungos que causam mofo. “Um consumidor comprou o produto dentro da validade e percebeu que estava impróprio para o consumo, nós como órgão de defesa do consumidor recolhemos essas unidades e acionaremos a vigilância sanitária para uma ação conjunta”, informou Paulo Porto.