Vida Urbana

Top 4: Dicas para melhorar o desempenho na prova do Enem

O JORNAL DA PARAÍBA reuniu algumas dicas para você se dar bem na hora da prova.



Neste sábado (5), a partir das 12h30 (horário local), 219,4 mil paraibanos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa reta final cada atitude importa e pode fazer a diferença para alcançar a tão sonhada aprovação em uma universidade. O JORNAL DA PARAÍBA reuniu algumas dicas para o candidato utilizar no primeiro dia de prova. Vestuário, alimentação, concentração e resolução da prova são os temas abordados. Confira as quatro dicas para você usar no dia do Enem:

1) Vista coisas leves
O Ministério da Educação deu a dica através das redes sociais: "Use roupas confortáveis! Short, bermuda e chinelos são permitidos. Lembre-se de que óculos escuros, relógios, artigos de chapelaria – boné, chapéu, viseira, gorro e similares não são permitidos". As roupas evitam estresses com o calor, por exemplo. Além de deixar o candidato mais relaxado com movimentos.

2) Cuidado com a alimentação; evite açúcares pois pode gerar sono
O nutricionista André Heibel recomenda cortar todo tipo de corante, adoçante e edulcorante. “Esses alimentos prejudicam a concentração. Por outro lado, o suco de uva, por exemplo, é rico em resveratrol, que auxilia na memória. O chá verde tem bastante catequina, ajuda na concentração e no foco”, cita André. Outra dica é usar temperos como açafrão e pimenta do reino nos alimentos, que são antioxidantes e, segundo o nutricionista, protegem o cérebro de lesões por estresse.

No dia da prova, a recomendação para o almoço é pegar leve. “Sugiro consumir uma quantidade menor de carboidratos, comer mais tubérculos, arroz integral e uma boa fonte de proteína, como o salmão, que é rico em Ômega 3”, enumera André.

Durante a prova cuidado com os famosos chocolates. Se você não dispensa um sabor adocicado, é melhor levar frutas. “De forma geral, o açúcar influencia nas bactérias do intestino, que podem produzir serotonina no cérebro, o que pode gerar sono durante a prova”, explica o nutricionista.

3) Na hora da prova, controle sua mente
Se no momento de resolução das questões, você por acaso perceber que está nervoso, que te deu um branco e que não consegue se lembrar das respostas, fale para você mesmo: essa é uma situação de estresse. “Eu só estou nervoso, calma que vou me lembrar”. Relaxe que essa informação está aí. Tente buscar o conteúdo por meio de associação – isso funciona muito. Toda essa conversa interna associada a uma técnica para relaxamento vai te ajudar muito a evitar esse bloqueio. Respire com calma, tome uma água e lave o rosto se for preciso. Esse é o momento de você tem que ser dono das suas emoções. Adquirir a inteligência emocional é algo que será muito proveitoso neste momento e durante toda a sua vida.

4) Comece respondendo as questões mais fáceis
Você terá, em média, apenas 3 minutos para responder cada questão e o Enem tem um critério de avaliação que se você errar as questões mais fáceis e acertar as mais difíceis, ele considera que você acertou na base do chute e acaba diminuindo a sua nota. Por isso, vale muito a pena começar respondendo as questões que você já sabe. Se uma questão parecer difícil, ou se você perceber que vai ter que pensar muito para responde-la, pule essa questão. Nada melhor do que cabeça fresca. Só depois de responder todas as mais fáceis, volte para as que apresentam maior dificuldade.