Vida Urbana

219,4 mil candidatos vão fazer as provas do Enem na Paraíba

2.468 inscritos vão ser afetados pelo adiamento. Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão.



Valéria Sinésio
Valéria Sinésio
Candidatos devem ficar atentos aos horários dda prova, que segue o horário de Brasília (uma hora a menos na Paraíba)

Na Paraíba 221.942 candidatos se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Ainda de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.468 candidatos vão ser afetados com o adiamento devido à ocupação de escolas que seriam locais de prova. Sendo assim, 219.474 candidatos vão realizar as provas neste fim de semana no estado.

Os horários de aplicação das provas do Enem na Paraíba vão seguir o horário local, ou seja, uma hora a menos do que o horário de Brasília - que é utilizado pelo Inep para aplicação das provas. Conforme o Inep, tanto no sábado (5) quanto no domingo (6), os portões vão abrir às 11h (horário local) e fechar às 12h (horário local). O início das provas está marcado para as 12h30 (horário local).

A divulgação das notas do Enem 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Segundo o Inep, não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo, assim como não haverá alteração para as datas para o Sisu, Fies e Prouni.

Este ano, o exame trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. A coleta acontecerá no primeiro ou no segundo dia de provas, assim, não haverá nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra.

O novo procedimento de segurança soma-se aos já utilizados: envelope com lacre e detector de metais. Outra novidade é o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que traz todas as informações necessárias aos participantes além do acompanhamento da inscrição.